sexta-feira, 22 de maio de 2015

O Benfica não merecia mesmo...

João Adelino Faria assina uma excelente crónica com o título "O Benfica não merecia". E tem toda a razão. Mas, de certa forma, se soubermos ler as entrelinhas, a culpa está um pouco em nós. Falo das cenas de violência que vimos nas festividades do 34º. "Com os principais dirigentes e treinadores, a situação não é muito diferente. Insultam-se, instigam ódios e vinganças, dentro e fora do campo, e ainda mais quando têm uma câmara de televisão por perto. Fazem-no às claras e já nem se preocupam em disfarçar, mas depois dos confrontos ficam calados e apelam ao silêncio e contenção (...)Milhões de portugueses passaram o ano a ser espicaçados na televisão com ódios de morte entre clubes rivais. A pressão tinha de explodir no dia em que um deles fosse campeão."- escreve o autor. A semanal palhaçada alimentada por gente como Miguel Guedes, Eduardo Barroso e, infelizmente, Rui Gomes da Silva é um rastilho para isto tudo. Ele é insultos, trocas de acusações e as mais variadas deselegâncias de "notáveis" que pensam que percebem de futebol só porque alguém lhes mete um micro à frente. Os três canais adoram este circo, alimentam-no e o pessoal assiste. E defende os seus correlegionários! E foi o Benfica o campeão. Se fosse outro era igual. 

Mas há mais. Algum responsável do futebol português recriminou as palavras invectivas ao ódio por parte do presidente da AG do Vitória SC? Nem o anafado salvador do futebol português? O inequívoco presidente da FPF? A própria PSP de Guimarães, onde aparentemente é crime não se ser bitoriano...? Já lá vai uma semana que somos bi-campeões e não se ouviu nada. Somos sim brindados por um bando de ladrões, com a canalhice inerente a essa actividade, a roubar uma loja de desporto. Serão acusados? Oxalá. Mas aquilo aconteceu porque se juntou um bando de arruaceiros? Ou porque TAMBÉM foram instigados a tal? Daí a total descontracção do acto, como se fosse uma espécie de vingançazinha. Está tudo a rir-se, nas calmas! Se quisermos, é um acto parecido à estupidez leonina de incendiar a Caixa... Uma espécie de vendetta. E para os adeptos em Guimarães aquilo não era roubar, era uma retaliação normal em futebol. Tal como o comportamento destrutivo nas outras áreas. "É futebol, é normal! Ah claro, o Benfica como é nosso, ele paga! E de certo que os não estão aqui estão gratos!"

É este o resultado da total diarreia verbal de todos os dirigentes do futebol e das gentes que gravitam no redor deste. Uns são lestos a condenar a violência, depois de a instigar. Outros desaparecem... É, como diz Adelino Faria, um ano inteiro a destilar ódio e a mob enche e vai aumentando o ódio. Basta ver as caixas de comentários dos jornais desportivos. O insulto, constante! E "vemos" cabalas e conspiração em todo lado! Tudo contra nós! Querem o quê? É como dizia o tal polícia de Guimarães, que infelizmente na sua ignorante barbárie deve ter a sua lógica e razão: não temos nada que levar crianças ao futebol. 

Não estamos isentos de culpa... A falta de espontaneidade da festa, com a bafienta propaganda estragou tudo. Até a provocação de colocar em ecrã gigante a agressão na Cidade-Berço aconteceu. Esperavam o quê? O festejo no futebol é natural, sem restrições. Em que os adeptos saem à rua porque lhes apetece berrar e celebrar e, quase que hipnoticamente, se reúnem naquele sítio. Agora data e local marcados...? Não aprendemos com as graçolas do "Reservado"... 

É bem verdade. O Benfica não merecia isto... Enquanto nós adultos temos justificação para tudo, até para a violência, a criançada, inocente, que vibrou com o 34º não merecia ter isto na memória. Mesmo: O Sport Lisboa e Benfica não merecia... Ele é mais que isto. Será que nós somos...?

1 comentários:

troza disse...

"E foi o Benfica o campeão. Se fosse outro era igual."

Mentira... como se viu durante muitos anos...

Enviar um comentário

Debatam... Discutam as ideias. Não insistam no ataque e ofensa pessoal. Apresentem argumentos válidos a favor ou contra. Fora isso, será removido.