sexta-feira, 13 de março de 2015

Um olhar sobre Sidnei

Sidnei Rechel da Silva JúniorSidnei é daqueles mistérios do actual Benfica. Chegou cá com 19 anos (2008/09), tendo custado um pequeno balúrdio, mas depressa se afirmou como um reforço bastante interessante. Aliás, na Liga fez 24 jogos, o que lhe deu estatuto de titular. E lembro-me bem: impressionava pela qualidade, o jovem brasileiro. Era um central astuto, rápido e com excelente timing no corte. E com uma boa estampa física. No ano seguinte, não conseguiu competir com a dupla Luisão/David Luiz e contabilizou 5 jogos na Liga. Em 2010/11 fez mais jogos, mas nunca foi um titular absoluto. Tem sido emprestado no país vizinho, Espanyol e este ano joga no Deportivo. 
O que há a reflectir é em duas coisas: em primeiro lugar, trata-se de um jogador que foi caro, mas que se tornou "barato", fruto do rendimento que apresentou na estreia e com apenas 19 anos. Em segundo lugar, porque não vinga na Luz, depois de mostrar potencial? Bom, competiu com centrais de altíssimo gabarito: David Luiz e Ezequiel Garay. Mas no mínimo podia ter estado na "cola" como 3º central. Mas estranhamente nunca mais se viu o Sidnei que se vira. Curiosamente, apesar gostar muito Jardel (pelo empenho e garra que coloca em campo), este nunca atingiu os picos exibicionais de Sidnei.
Nesta temporada, o brasileiro teve uma "aberta". Depois de um empréstimo positivo em Espanha, este podia ser o ano, já que o posto ao lado de Luisão estava vago. Perdeu-se. Lento, pesado e sem chama. Fruto da vida fora de campo? Talvez. Mas o que aconteceu? Perdeu-se em Lx, depois do 1º ano? Mais impressionante é ver que o central é titular no Deportivo. Com uma pré-temporada fracassada na Luz, não pela qualidade da concorrência, mas sim pela falta de qualidade demonstrada pelo próprio, Sidnei é titular de uma equipa numa das competitivas ligas do Mundo. Mesmo que o Depor lute para não descer. 
Os dados mostram que Sidnei tem qualidade. Falta o clique? Talvez. Mas estamos perante um dos maiores desperdícios do Benfica dos últimos anos. De quem é a responsabilidade? Em 1º lugar, do jogador, que sabendo da sua qualidade, não se impõe, seja porque motivo for. Mas será só isso? Ou será que Jesus não aprecia também as suas características? A rever para o ano que vem ou tentar vender?
O Depor tem sido generoso para com os nossos empréstimos. Ivan Cavaleiro é um titular absoluto e tem marcado golos (foi pré-convocado à Selecção). Acho que merece atenção para o próximo ano, como alternativa a Salvio. Fariña tem sido bastante utilizado, embora não seja opção regular. Hélder Costa está a lutar pelo seu espaço, mas tem sido presença assídua nos convocados e já contabiliza 5 presenças. 

0 comentários:

Enviar um comentário

Debatam... Discutam as ideias. Não insistam no ataque e ofensa pessoal. Apresentem argumentos válidos a favor ou contra. Fora isso, será removido.