quinta-feira, 5 de março de 2015

O assunto Maxi e o que não se percebe!

A continuidade do uruguaio é novamente tema do dia. O aparecimento da Roma e do Besiktas pode dar uma reviravolta indesejada ao assunto. São clubes que podem oferecer um contrato aliciante ao lateral direito e estando Maxi à beira dos 31 anos a preparação para a reforma começa já. Por outro lado, todos nós conhecemos o "feitio" de Maxi, o seu carácter e apego ao Sport Lisboa e Benfica. São 8 anos ao serviço do clube, onde se impôs graças à sua entrega, energia e atitude. Um jogador à Benfica, diriam muitos. Um símbolo actual do clube, só superado por Luisão, com uma carreira de nível desde que cá chegou, pertencendo à melhor selecção do Uruguai em décadas (tem 97 jogos), tendo vencido 8 títulos em Portugal e uma Copa América.

Perante o actual cenário, o que fazer? Vieira já avisou: o Benfica já não pode entrar em loucuras.A ser verdade o que o presidente diz (e nestas coisas temos sempre de colocar reticências), o clube vai ter de analisar racionalmente o assunto. Claro que com Maxi, o factor emoção vai ter sempre lugar na negociação. Mas terá de ter lugar dos dois lados da barricada! Ou seja, Maxi não pode esquecer que o Benfica tornou-o num lateral conhecido e de selecção. Deu-lhe títulos colectivos e reconhecimento. E o Benfica tem de levar em conta a entrega total do jogador à nossa causa. Ainda hoje, o lateral é dos melhores! 

E depois há um terceiro factor: Paco Casal. Este empresário, relembro, chantageou o Benfica com 5 putos uruguaios aquando da última renovação de contrato de Maxi. E é neste ponto que não percebo porque Maxi não abdica dele. Ou no mínimo não lhe dá instruções precisas sobre o seu futuro, deixando a seu cargo completo a negociação com o Benfica, permitindo que este empresário, com aparentes poucos escrúpulos, jogue com o amor que o actual Benfica tem pelo seu atleta.

Quanto a mim, é hora de assumir uma posição de força. Nós amamos o Maxi e o Maxi a nós! E no amor tem de haver cedência. Por isso, uma cedência que terá de ser feita é a saída de cena de Paco Casal. O Benfica negoceia o contrato directamente com Maxi e ponto final! O empresário pode estar na mesa de negociações, mas ao nível de exigências, 0! O uruguaio pode querer um bom contrato para começar a tratar do fim da carreira. O Benfica deve atender a isso, sem entrar em loucuras. Não deve entrar em leilões com potenciais interessados, pois a situação financeira não é a melhor. Isto é, ele também tem de querer ficar.  Recordo que abdicámos de um excelente lateral esquerdo, Siqueira, por causa de exigências financeiras. E depois contratámos 2 laterais. O ordenado dos dois chegaria para pagar o de Siqueira! 

Por fim, há alternativas indoors! Maxi está no direito de aceitar um contrato milionário. E por isso, temos de ir tratando do futuro. Nos nossos quadros há gente com qualidade e com futuro: Sílvio, João Cancelo, Bruno Gaspar e Nélson Semedo. É hora de dar aos miúdos do Benfica as chances devidas. Seria melhor que aprendessem com Maxi, com fossem alternando com ele. Mas...

Para rematar: acredito que Maxi não sai. Acho que o bom senso vai prevalecer. Só espero que o Benfica não seja prejudicado por gostar de um jogador. Como já foi...

3 comentários:

joão carlos disse...

desta vez não concordo contigo primeiro porque pela mesma razão que maxi é fiel, pelo menos tem sido ao clube, é também fiel ao empresário e não vai mudar.
segundo porque o empresário não chantageou o Benfica na renovação do contrato com o maxi, que penso que não levantou problemas, mas sim na venda dos restantes trinta por cento do passe dele que tinha ficado na posse do empresário, mas diga-se já sabíamos aos que íamos dado o historial dele aquando do outro traidor.
terceiro porque se realmente não queremos relacionarmos com este empresário, e até tínhamos razão para isso, não tínhamos negociado com ele a venda dos direitos televisivos dos nossos jogos para uma cadeia de televisão que é do empresário e que transmite para a america latina que de certeza deve ter concorrentes a quem poderíamos vender.

Red Army Officer disse...

Obviamente que tens razão na questão de fidelidade ao empresário! Porém, Maxi é o seu patrão, é quem o alimenta. A questão da chantagem prende-se com os 5 putos que vieram para cá. Repara: 5!

joão carlos disse...

eu percebo-te mais isso é a visão do adepto e a nossa interpretação dos factos no entanto o clube nunca viu isso como chantagem se visse não tinha voltado a fazer negócios com o homem ser aqueles a que fosse obrigado.
alias já tinha acontecido o mesmo com o di maria e o andres diaz e não só continuaste a fazer negócios com o empresário como ele tem carta branca para fazer o que quer e lhe apetece.

Enviar um comentário

Debatam... Discutam as ideias. Não insistam no ataque e ofensa pessoal. Apresentem argumentos válidos a favor ou contra. Fora isso, será removido.