quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Nélson, Se(m)Medo, OK? & Lateral direita: e agora?

Resultado de imagem para semedo benficaÉ uma pena que o cumprir de uma etapa tão maravilhosa para um jogador como representar o seu país acabe de um modo tão... desgraçado! O nosso lateral, uma das grandes revelações da temporada, vai ficar no estaleiro durante uns meses, ao que parece. É uma triste notícia, sobretudo para o próprio. Num momento importantíssimo da carreira, com uma ascenção fulgurante, mas segura, de um rapaz que, pelo discurso e modo de ser, tem os pés assentes na terra, uma lesão destas é perigosíssima. Pode deixar traumas difíceis de recuperar, e o jogador pode nunca mais ser o que foi, ou pode abrir espaço a um companheiro que pegue de estaca e nunca mais larga o lugar. Ambas são perspectivas assustadoras para um miúdo que se está a afirmar e que quer o seu espaço. É preciso força. Por isso, coragem miúdo! SEM MEDO, Semedo!

Por outro lado, isto põe a nu uma das fragilidades do plantel do Benfica. Apesar de existirem opções no plantel, todas elas levantam mais dúvidas que certezas, por motivos bem díspares. André Almeida no tempo de Jesus era a opção "natural" a Maxi. Um jogador tacticamente rigoroso e sem inventar seria a opção mais em conta, também pela experiência dos últimos anos. Porém, o português tem-se afirmado no meio campo com Samaris, formando a melhor dupla da época. Retirá-lo seria um erro. Victor Lindelof é outra opção. O sueco é campeão da Europa a jogar naquela posição. Porém, o nosso jovem nem havia sido primeira opção para a competição, foi surgindo, e no Benfica B pouca vez alinhou na faixa e do que vi no Europeu não impressionou, não me parecendo jogador para fazer uma boa parte da época naquela posição. Por fim, Sílvio, a minha escolha. Este jogador tem apenas um problema, mas que é difícil de contornar: parece feito de porcelana. É um jogador que cumpre bem nos dois lados da defesa, mas que não consegue fazer muitos jogos de seguida, ficando eu sem perceber como pôde o Benfica arriscar mais uma época com ele. Lógico que tenho pena, pois sei que Sílvio é um belíssimo jogador em condições físicas normais. O problema é que isso é raríssimo. A questão é: aguentaria Sílvio a posição 2 até 2016? Tenho dúvidas. Gostaria que sim, mas temo bem que não... Por fim, pode haver uma surpresa, como Alexandre Alfaiate, o titular na B.

Assim, perante a ausência de Semedo, as opções, apesar de competentes, deixam perceber o porquê da aposta no jovem vindo da B. Há qualidade, sim, mas não há a suficiente e a que se exige para uma equipa como a do Benfica. E isto levanta dúvidas na construção do plantel, transparecendo as limitações que são conhecidas e que muitos insistem em negar. O mesmo sucede, por exemplo, se Eliseu se lesionar. Assim, o jogo com o Vianense assume um carácter importantíssimo para que Vitória escolha um lateral, o aprume nesse jogo e o prepare para enfrentar as próximas jornadas. A questão é que no Benfica cada posição deveria ter duas opções de valia similar, não sendo uma lesão um problema difícil de resolver... O problema é que em várias posições isso não acontece. 

E mais uma vez: Nélson, SEM MEDO!

Off topic: Hoje o enorme Toni faz anos. Como ele, poucos encarnam a mística do que é ser Benfica. Entre os vivos, só talvez Simões ou José Augusto. Mas apenas a encarnam ao nível dele. Porque acima de Toni, neste aspecto, não há! Sinceramente, este senhor deveria estar era a trabalhar no Benfica, como adjunto ou nas camadas. Mística, ser Benfica, é com ele! E isso não tem preço! 


5 comentários:

Anónimo disse...

Não concordo com o que escreveu sobre o Lindelof na lateral direita. Pode, e não é como o Semedo, mas é o André Almeida da Suécia. No Europeu jogou bem a lateral e pode o fazer agora. Embora prefira-o a central.

Obrigado e Saudações!

Red Army Officer disse...

Caro Krueger, é a sua opinião! E é muitíssimo bem vinda. Obrigado e forte abraço.

Anónimo disse...

E o Victor Andrade? Não faria uma boa lateral direita? André Luiz

Red Army Officer disse...

Victor Andrade, infelizmente, ao que consta, deslumbrou-se. Eu estranhei o súbito desaparecimento, ele que tão bem vinha jogando. Por isso, deve mesmo ser carta fora do baralho...

nonameslb disse...

Ai o panico,agora vamos descer de divisao e a culpa e toda do Vieira.Ridiculo.

Enviar um comentário

Debatam... Discutam as ideias. Não insistam no ataque e ofensa pessoal. Apresentem argumentos válidos a favor ou contra. Fora isso, será removido.