terça-feira, 28 de julho de 2015

Saída de Lima: Implicações

Antes de mais, fica a gratidão a um jogador que está intimamente ligado à fase mais brilhante do Benfica nos últimos 20 anos. Foram 3 anos de um jogador esforçado, mas com qualidade. Um profissional de mão cheia até ao fim. Que, segundo parece, leva o Benfica com ele. Mais um merecido obrigado do autor deste espaço.

Neste momento o Benfica vê-se "amputado" de um dos mais perigosos avançados da Liga. Sempre me opus à saída do avançado brasileiro. Num ano em que se muda de treinador o ideal é segurar o máximo de jogadores possível. No entanto, Lima foi explícito há oportunidades a não perder. Por isso, espero que no Dubai o avançado vá receber bem mais do que receberia na Luz. Embora já tenha lido que ele vai auferir 1,5M. Não sei. O que sei é que espero que o Benfica tenha feito o máximo (ao nível de salário) para o segurar. Do ponto de vista financeiro, 7M€ por um jogador de 32 anos é um argumento que se desmonta facilmente: Lima, pelo valor desportivo, renderia esse dinheiro na Champions League por exemplo. Sem ele, será mais difícil. A questão é se a sua sucessão está assegurada ou não. Se sim, óptimo. Se não, péssimo! Aguardemos pois então...

Neste momento, strikers, o Benfica tem três: Jonas, Jonathan Rodríguez e Nélson Oliveira. O português, mais uma vez, parece estar mais atrás na corrida, pois não tem sido opção constante nos "amigáveis". Jonathan tem dado boas indicações e parece estar firme no plantel (talvez no 11) e Jonas é uma das estrelas da companhia. Ou seja, são duas as opções para o centro do ataque. Um jogador inexperiente (mas interessante) e o "Pistolas". Perante esta matemática parece evidente que é necessário mais um avançado. Pensar o contrário é um erro, sobretudo pela qualidade de Lima e pelas exigências competitivas, pelo que não sabemos o que Jonathan vale em jogos verdadeiramente a doer! E contar só com Jonas... Já no ano passado achava Jonas e Lima curto (Derley é fraco demais), apenas com o ex-Valência mais curto acho... 

A meu ver, o Benfica, tendo em conta o modo de Vitória trabalhar, precisa de um avançado de área, mas que tenha alguma mobilidade, que trabalhe bem entre os centrais e que seja goleador. De preferência, um jogador "feito". Experiências com jogadores de qualidade duvidosa são de evitar. "Chicharito" Hernández seria excelente. Raúl Jiménez não esteve nada bem no seu 1º ano de Europa. Já Abel Hernández, zeros! Um nome interessante seria Roberto Soldado que, ao que parece, está no mercado. É caro, eu sei... De qualquer modo não sou scout, mas certamente que qualidade não falta por aí à espera de ser colhida, mas seria necessário que o Benfica tenha identificados alvos específicos, em vez de andar a correr atrás do prejuízo... 

Neste momento, e ao que parece, iremos ter um Benfica em 4x3x3 ou 4x2x3x1 em que um jogador como Jonathan Rodríguez, possante, tem espaço. Por outro lado, parece-me um equívoco ter Jonas como referência de área: no Valência isso não resultou, nem tão pouco cá. Se calhar. iremos ver o brasileiro mais recuado, a 10, em concorrência com Djurucic, Talisca e Taarabt. Ou então, Vitória "converte-se" ao 4x4x2. Outra opção, ter Jonas em terrenos mais laterais, não como extremo puro, mas falso extremo, concorrendo com Carcela. Estas conjecturas dão-nos certeza de duas coisas: falta um ponta de lança e boas opções para o ataque, embora a esquerda esteja carenciada também, já que Ola John parece não acertar mesmo. Resta Gaitán (se não sair) e a aposta em Gonçalo Guedes. 

Em relação a Lima, mantenho: é mesmo necessário agora ter um novo avançado. No esquema de JJ, Lima e Jonas funcionavam bem: dois avançados móveis, mas diferentes. Neste momento, torna-se necessário um outro tipo de avançado, mais fixo e que "rode" com Jonathan Rodríguez, que, diga-se, está a dar conta do recado.

5 comentários:

nonameslb disse...

Vai embora um jogador que corria 90 minutos com uma entrega exelente e tambem marcava e dava a marcar mas tambem falhava 10 golos feitos por epoca.E claro que e preciso de uma avancado e um extremo.

Mr. Shankly disse...

Falta um, ou dois. Se é para jogar em 4-4-2, precisamos de ter 4 no plantel, dois deles "feitos". Oliveira parece ser para sair, mas vamos ver.
A não ser que se assuma que Talisca é o joker para a posição (onde rende mais indiscutivelmente).

F.L. disse...

Fala-se em Soriano. O que acham?

Unknown disse...

Tens aquela quantia fabulosa para pagar ao Lima?

Red Army Officer disse...

Soriano seria excelente!

Enviar um comentário

Debatam... Discutam as ideias. Não insistam no ataque e ofensa pessoal. Apresentem argumentos válidos a favor ou contra. Fora isso, será removido.