terça-feira, 21 de julho de 2015

Impressões do fim de semana

O 1º embate da era Rui Vitória. Antes demais, sublinho que este jogo teve o condão de fazer vir ao de cima o pior que há nos benfiquistas. Muitos tomaram já esta parte ante os gauleses como um todo do que será a época, mas muitos outros insistem em "adormecer à sombra" do back 2 back e dizer que somos praticamente campeões e ai de quem o duvide que não é benfiquista! Não vi o jogo, só o resumo, o que é redutor, mas destacaria que marcámos 2 golos a uma equipa forte, mas desfalcada é bom de recordar. Atenção: não diria que o Benfica enfrentou o Atlético da Tapadinha ou o Duisburgo, mas é bom de sublinhar que este não o Paris SG no máximo da força (de recursos) enquanto ao Benfica não falta ninguém já. No entanto, defrontar adversários fortes é sempre positivo: instrução dura, combate fácil. Porém, quem negar o peso de não ganhar na pré-temporada está errado. E quem não tirar ilações do que menos bom se fez está ainda mais errado! O próprio Rui Vitória deve estar a analisar o que falta à equipa, não deve estar a olhar acriticamente para o jogo, a pensar "sou bi-campeão está tudo óptimo"!No entanto, no Facebook ou blogosfera, a opinião dominante é que tudo isto não tem importância nenhuma, que derrotas não interessam, que os nossos adversários nem com Messi ou CR7 juntos chegavam para nós, entre outras alarvidades que demonstram uma herança pesada deixada por Jesus: a basófia quando se ganha. 
Por mim, continuo optimista moderado. Faltam coisas. Falta um lateral direito, pois Sílvio, fisicamente, continua a não dar garantias, nem André Almeida é lateral direito de raiz, é apenas um valoroso "desenrasque". A menos que Vitória opte por ter a dupla Fejsa/Samaris, creio faltar um 8. Pizzi não é um 8 ao nosso nível. Falta perceber se Marçal traz algo de bom, pois Eliseu não serve. E falta perceber se Carcela é jogador para o Benfica, pois o marroquino não é o chamado reforço de caras, com via aberta obrigatória para o 11. E falta saber se Taarabt é o jogador que pode ser ou se é o jogador irregular do QPR... Dos dois marroquinos depende em muito a necessidade de reforçar as alas!
Por outro lado, sinto-me motivado em perceber o que podem trazer os jovens Nélson Semedo, Nuno Santos e Gonçalo Guedes, se trazem sangue na guelra para, aos poucos, irem introduzindo irreverência e imaginação ao nosso futebol. Só não peçam para ser as soluções aos nossos problemas. Manter o "dorso" da equipa, o guarda-redes, a dupla de centrais (e Lisandro), os dois médios centro e os avançados, é bastante positivo também. Gostava de ver Rui Vitória a trabalhar os "reforços" Filip Djuricic, Ola John e Nélson Oliveira, trazendo ao de cima todo o seu potencial futebolístico. Gaitán, a ficar, será a "truta". E com Lima e Jonas no plantel marcar golos é fácil. E com Salvio em Dezembro, mais fácil ainda! Ah, espero também que Jonathan Rodríguez fique e confirme todo o seu potencial. Cristante também aparece como jogador a seguir. Aqui o problema são os muitos "ses"...
Até 9 de Agosto faltam 19 dias. Muito tempo para, tranquilamente, Vitória começar a aproximar o Benfica da sua realidade para que a Supertaça seja ganha. Mas também começa a faltar tempo para atacar o mercado e que eventuais nomes surjam. Confio que o Benfica vai surpreender num raide incisivo, apesar do que Vieira afirmou em Pretória. Mas se não o fizer, ao menos que mais ninguém saia até 31 de Agosto. Se isso acontecer, aí sim, estamos fragilizados.

3 comentários:

Ego Mentis disse...

Concordo com o post de uma maneira geral. Mas... eu vi o jogo e, por favor, deixem de pedir oportunidades para o Nelson Oliveira. Das 4/5 bolas que lhe foram endereçadas - passes bem medidos - e que praticamente o deixavam isolado ou em excelente posição para atacar a baliza adversária não segurou uma! O mesmo para João Teixeira. Chega! De certeza que há melhor na B.

rudolfo dias disse...

Para além de Nelson Oliveira e de João Teixeira eu acrescentaria Ola John . Por favor mandem-me esse brinca na areia embora.

vizela disse...

Ao Benfica na minha opinião falta um lateral direito ( saida de Marçal ou Eliseu para abrir vaga ), um médio centro "8" (um verdadeiro Box-To-Box), um jogador que seja mais forte e agressivo do que Pizzi na recuperação de bola.

Extremo contratar somente se sair Gaitan.

Que jogadores sugerem para as posições que acho necessárias ?

Saudações Gloriosas

Enviar um comentário

Debatam... Discutam as ideias. Não insistam no ataque e ofensa pessoal. Apresentem argumentos válidos a favor ou contra. Fora isso, será removido.