quarta-feira, 24 de junho de 2015

Coisas que espero que tenham terminado no Benfica...

... agora que Jesus saiu: as adaptações e as teimosias. É verdade que o agora treinador do Sporting "deu-nos" Fábio Coentrão, Enzo Pérez e Nemanja Matic. Mas recorde-se que também falhou em algumas dessas adaptações, como Lorenzo Melgarejo, Yannick Djaló e David Luiz (à esquerda). No capítulo das teimosias destaco, por exemplo, Emerson, Roberto ou Artur (num péssimo momento do brasileiro). Estas duas características, quando bem doseadas, são virtudes que nos deram dinheiro e pontos. Mas com JJ, a atracção pelo abismo era uma constante, com a queda para o exagero, e por inúmeras vezes isso custou-nos vitórias, dinheiro e a motivação de outros elementos do plantel.Num aparte, estou curioso em ver se ele será tão intransigente no seu Sporting e com um BdC rápido a gatilhar no Facebook!
Por experiência própria, uma das características que mais gosto num líder é a capacidade de se adaptar à circunstância. Jesus fê-lo poucas vezes. Quando o fez, deu-se bem. Recordo quando Jan Oblak se manteve no 11, mesmo com Artur Moraes disponível. Foi flexível e percebeu o que era melhor para a equipa, ao mesmo tempo que não "queimava" a moral do esloveno. Se não o fizesse, certamente que o guarda-redes, numa próxima vez que fosse necessário já não respondia com tanta "gana". E veremos se as suas atitudes a cada pré-época não se ligam a JJ... Perceber quando um jogador, por muita qualidade que tenha, está a prejudicar a equipa é uma virtude. Protege a equipa e protege o jogador, que já não estará tão desgastado quando voltar a ser lançado. Lembro o que Trapattoni fez com José Moreira. Protegeu o jogador e garantiu que Quim não se "perdia". Imaginem o que é estar no banco enquanto o titular só faz m€rd@! Imaginem o que sentiam Capdevilla ou Quim a verem Emerson e Roberto...
Por outro lado, as adaptações. Um clube como o Benfica tem de ter um plantel com soluções. Um clube como o Benfica não pode passar meia temporada a experimentar jogadores a ver se estes se adaptam. Se precisa de 8, tem de contratar um 8, em vez de um extremo e depois a ver se ele "dá alguma coisa"... Nem pode esperar que a imaginação do técnico resolva tudo. Aliás, não vejo nos grandes europeus que isto suceda. Espero que Rui Vitória termine isto e que peça o que quer e acabou.
Assim, já que aparentemente Rui Vitória traz consigo "ar fresco" na gestão do futebol, espero que ele mitigue alguns dos defeitos do seu antecessor e que seja rigoroso, não se deixando levar por caprichos ou "vozes alheias".

Off topic: Obviamente que alguma carneirada irá arranjar motivos de elogio, mas não se compreende a Eusébio Cup fora do Estádio do Sport Lisboa e Benfica. E aos teóricos do "é bom para levar a marca Benfica mais longe", recordo que jogo com o Monterrey foi marcado para inaugurar o estádio deles... 

2 comentários:

Unknown disse...

Ai quem opina diferente é carneirada?Enfim,os benfiquistas andam numa de se ofenderem uns aos outros,lamentavel. Olha diz-me a data para a Eusebio Cup esta epoca,se faz favor,uma alternativa,anda.

Red Army Officer disse...

A carapuça serve a quem serve. E como há muito sou insultado de cada vez que tenho uma opinião diferente da maioria, e acredita, impropérios bem piores que "carneirada", acho que a palavra escolhida é um bom exemplo para exprimir o que quero dizer. Em relação à data, sublinho só isto: vamos agregar a Eusébio Cup a um jogo marcado com outro propósito, contra um adversário sem grande historial, num país que colocou em causa o nosso nome...

Enviar um comentário

Debatam... Discutam as ideias. Não insistam no ataque e ofensa pessoal. Apresentem argumentos válidos a favor ou contra. Fora isso, será removido.